O projeto proposto para a revitalização do Condomínio Vila da Gamek mantém o seu traçado viário, uma agradável sucessão de ruas sinuosas, dispostas de forma orgânica e indutoras a um tráfego mais atendo e cuidadoso. A atual pavimentação se encontra em bom estado, as ruas apenas deverão sofrer um alargamento, dando mais fluidez ao trânsito de veículos e pedestres, e permitindo o eventual estacionamento de veículos visitantes, sem que isso interfira no tráfego.

As construções atualmente existentes, em madeira pré-fabricada e já extremamente desgastadas pelo tempo, deverão ser substituídas por novas edificações em alvenaria.  Teremos 3 tipos de unidades habitacionais unifamiliares:

- Casas Tipo A

No pavimento térreo, teremos salas de estar e jantar, lavabo, varanda com churrasqueira, copa-cozinha, garagem, dormitório e banho de empregada; no pavimento superior, teremos uma suíte com terraço, dois dormitórios e um banheiro, num total de 157 m2.

- Casas Tipo B

Teremos, no pavimento térreo, os mesmos itens da casa tipo A, com áreas mais amplas, garagem para dois automóveis, e acrescido de um escritório; no pavimento superior, três suítes. A área prevista para esta unidade é de 270 m2.

- Casas Tipo C

No pavimento térreo os mesmos ambientes da casa tipo B estão projetados, em espaços ainda mais confortáveis, acrescidos de um lavabo externo e despensa.  No pavimento superior, teremos duas suítes (uma delas com closet e terraço), dois dormitórios com terraço, banheiro e sala íntima. A área total desta casa é de 385 m2.

Uma nova rua será criada, acessando uma região próxima à Zeladoria e aos campos de futebol, onde serão implantados quatro edifícios, com Lofts destinados à habitação por temporadas. Esses Lofts, de 2 pavimentos, têm 152 m2 por unidade, oferecendo conforto com espaços integrados no pavimento térreo. Estar, jantar (com pé-direito duplo visualizado da circulação superior), varanda com churrasqueira, cozinha americana e pequena área de serviço formam o pavimento térreo. No superior, temos duas espaçosas suítes com closet (uma delas com terraço) e a charmosa circulação, situada sobre o pé-direito duplo da sala de jantar.  Todos as unidades terão suas vagas para automóvel.

Na mesma região dos Lofts, teremos uma área destinada à Comércio.  Três blocos de seis lojas cada, com 45 m2 cada loja, geram um pequeno núcleo com um total de 18 lojas, destinadas a comércio local, como cabeleireiro, papelaria, etc.  Três Restaurantes (um com 250 m2 e dois com 300 m2 cada) estão situados próximos às lojas, integrando e fomentando a circulação no local.  Outra edificação com 225 m2 foi destinada à serviços de Lavanderia, para atendimento ao Loft e a moradores do Condomínio.

O Clube será remodelado em quase sua totalidade, sendo aproveitadas as áreas que se encontram em bom estado para nova destinação de uso.  As piscinas existentes serão integradas através de mais uma piscina, em formado semicircular, e por um belo paisagismo, contendo sete pequenos  quiosques para sombreamento.  A Sede existente também será reformada, onde teremos lanchonete, vestiários, jogos e administração.  Um amplo Salão para festas será construído, com toda a infraestrutura (copa, cozinha, churrasqueira, sanitários) necessária para confraternizações importantes, como casamentos, aniversários, batizados, etc., enriquecido pelo visual das piscinas do Clube.  Dois blocos anexos, com áreas menores, podem ser agregados ao espaço principal ou utilizados separadamente, para pequenas reuniões, festas infantis ou como salão de jogos.  Todo o complexo de quadras esportivas e campos de futebol será mantido, sendo feito um trabalho necessário de renovação.  Pequenas construções com sanitários e terraço coberto serão executadas, aumentando o conforto na utilização das quadras esportivas e campos de futebol, assim como cinco quiosques com churrasqueiras, para o lazer da família.  Próximo ao Clube, teremos o Centro de Convivência, destinado a lazer e aprendizado de práticas esportivas para crianças e jovens.  Composto por quadra poliesportiva coberta, com salas adjacentes para atividades lúdicas e esportivas, o Centro atenderá a demanda em horários divididos em turnos, podendo ter sua quadra utilizada no período noturno por executivos que queiram praticar um esporte coletivo como forma de confraternizar e relaxar após um dia de trabalho.

Uma nova Escola de Educação Infantil será edificada onde atualmente temos o Centro Comercial.  Com área estimada de 1.000 m2, esta Escola será inteiramente projetada dentro de conceitos de acessibilidade infantil, com normas de segurança para crianças e amplos e confortáveis espaços para os pequenos.

Onde está a escola infantil atual, está projetada a Escola de Ensino Fundamental, com área aproximada de 3.000 m2. Um grande pátio central é abraçado por dois longos blocos de dois pavimentos, onde estão as salas de aula, e encerrado ao fundo por um bloco térreo com a área de apoio (manutenção, cantina, etc.). À frente, teremos a Administração. Quadras de esportes, biblioteca, laboratórios e informática ficam em áreas anexas.

Um edifício para Administração do Condomínio será construído, situado próximo à entrada, que terá seu acesso e Portaria totalmente renovados.  Uma Portaria central, com entrada de autos coberta e saída descoberta (usada também para tráfego de caminhões) aumenta o controle de acesso de veículos e possibilita futura instalação de sistema de segurança no acesso ao interior do Condomínio.

Nessa mesma região da Administração foram dispostos dois edifícios para realização de cursos profissionalizantes nas áreas de informática, línguas, administração, contabilidade, desenho arquitetônico e mecânico, secretariado, música, fotografia, dentre outros; voltados para a formação de profissionais que terão um novo conceito de qualificação para o mercado de trabalho em crescente demanda.

Todas as construções serão desenvolvidas em um sistema construtivo extremamente racional e econômico, estilo contemporâneo, gerando um conjunto harmonioso.  Na disposição das casas nas quadras foi considerado, além da dimensão dos lotes, a organização da vizinhança, evitando-se choques de utilização. As ruas estritamente residenciais foram protegidas do tráfego excessivo, com o mínimo de trânsito por áreas residenciais no acesso às áreas comerciais e de serviços.

Todas as áreas verdes do condomínio receberão tratamento paisagístico esmerado, e deverão ter sistema de irrigação para sua conservação.  O lago existente será revitalizado, e poderá ter áreas de descanso e/ou equipamentos para exercícios físicos em seu entorno.  Pequenos playgrounds para as crianças serão instalados em diversos pontos estrategicamente dispostos no Condomínio, possibilitando às crianças acessá-los com segurança.

As áreas atualmente destinadas à Zeladoria, ETE, ETA, Central de Energia, Central de Comunicações, Subestação, etc. deverão ser mantidas, tendo suas instalações atualizadas conforme demanda e novas tecnologias que serão utilizadas no empreendimento.

A proposta de revitalização do Condomínio Vila da Gamek será uma referência em tecnologia e modernidade, com toda sua infraestrutura recuperada, sua renovação quase integral, mas sempre com visão imobiliária, coerência e sem desperdícios desnecessários, dentro das mais novas tendências em sustentabilidade.