O projeto, desenvolvido em parceria com os arquitetos Telma Santini e Cezário Apolinário, foi cuidadosamente estudado para atender a todas as demandas específicas, já que destina-se a ser a residência de um religioso.
O terreno, bastante plano e amplo, permitiu a criação de uma residência sem qualquer desnível interno, aumentando a segurança e o conforto e possibilitando uma separação entre áreas sociais, de serviço e áreas de acesso mais restrito.
A edificação foi organizada em dois blocos. No bloco principal, com aproximadamente 280 m2, temos as salas de estar e jantar, varanda, a suíte principal e outras duas suítes para seus acompanhantes, uma pequena biblioteca e a Capela, com duas janelas-vitrais exclusivas. Um agradável átrio central, situado no centro da edificação, permite a tranquilidade necessária para meditações e orações ao suave som da água da fonte existente. Numa das extremidades, encontra-se a copa, local para pequenas refeições, já próximo do segundo bloco da construção. Neste segundo bloco encontram-se a cozinha, lavanderia e dois quartos para empregados, com uma área total de aproximadamente 74 m2.
A fachada, de linhas sóbrias e cores suaves, segue um partido tradicional.