Jornal de Angola

Luanda - Angola

O grande galpão existente, que será mantido, determina o partido arquitetônico a ser adotado. Trata-se de construção executada em blocos de concreto e estrutura metálica, coberta por telhas metálicas. Sendo assim, adotamos o mesmo método construtivo para o novo galpão que será destinado a estoque de materiais e arquivo morto.

Situado em terreno livre existente ao fundo, este novo galpão terá alinhamento com o existente.  Ambos serão iguais, com implantação espelhada e ligados por ampla cobertura, viabilizando a transferência de materiais entre ambos com conforto, mesmo em dias de chuva. Este alinhamento gera também uma espaçosa alameda interna, com acesso por ambas as ruas, o que possibilita o tráfego de veículos e caminhões sem a necessidade de manobras.

Uma nova guarita, nos mesmos padrões da guarita existente, será construída para o controle de acesso junto ao portão, ligando o complexo industrial à rua situada nos fundos da empresa.

Em posição privilegiada,  com visibilidade praticamente total dos galpões e da alameda, a Administração está localizada no pequeno galpão que existe no momento.  Este galpão atual será ampliado, recebendo um segundo pavimento, viabilizando a criação, no andar superior, de cinco salas privativas e um amplo hall, onde poderá ficar localizado o setor de apoio, como secretárias e contínuos.

No pavimento térreo temos uma confortável sala de reuniões, recepção e espera, sanitários, local para serviço de água/café e mais uma sala privativa, perfazendo um total de seis salas de trabalho.  Estas salas de trabalho terão janelas dotadas de brises metálicos articulados, viabilizando o sombreamento do interior conforme a variação da posição do sol.

Uma grande porta deslizante dá acesso ao  prédio da Administração e fornece um largo vão para iluminar e ventilar os espaços voltados para o interior.  Sobre esta porta teremos uma marquise em estrutura metálica e cobertura translúcida, protegendo a abertura da chuva.

Brises e porta de correr metálica receberão pintura nas cores laranja e amarelo, respectivamente, acompanhando as cores dos galpões.

Dentro do galpão da Administração, ligada ao Refeitório e ao apoio para café, encontra-se a cozinha que dá suporte ao refeitório anexo.  A edificação do Refeitório aproveita as alvenarias externas dos vestiários atualmente existentes, e tem grandes janelas com floreiras e porta externa.

O salão do refeitório acomoda confortavelmente trinta pessoas por turno de refeição.  A cozinha, dimensionada para apoio – e não preparo das refeições – fornece suporte também, ao longo do dia, para a equipe administrativa. Na área situada acima da escada e da sala 6 teremos o reservatório de água, barrilete e área técnica para instalação de equipamentos de ar-condicionado.

Amplos e confortáveis Vestiários, para ambos os sexos, foram projetados utilizando-se alvenarias externas existentes do setor administrativo atual. Áreas para armários possibilitam a guarda de objetos pessoais de forma segura e organizada.

Pequenos canteiros junto às janelas da Administração e do Refeitório fornecem o espaço necessário para o desenvolvimento de um paisagismo esmerado, que se estenderá também às divisas laterais e frontais, dando o toque que auxilia a sensação de bem-estar aos ocupantes do local.

O aproveitamento praticamente integral de todas as construções existentes, que sofrerão apenas uma reforma com pouca ou nenhuma demolição, gera um maior rendimento e rapidez na execução desta obra.

Também a mudança de usos das construções envolvidas nessa grande reforma possibilita que a obra seja feita por etapas, sem prejuízos na rotina de trabalho da equipe atual.

Este projeto foi feito em parceria com a arquiteta Telma Santini.