Na Fazenda Rio Mondego, em Calulo – Angola, área de natureza deslumbrante praticamente intocada, às margens do Rio Muxexe, será implantado o complexo turístico Hotel Fazenda Rio Mondego.
A casa sede da fazenda será restaurada, retornando à sua beleza original. Nela serão instalados a recepção e administração do Hotel, pequena biblioteca para hóspedes e salas de apoio, como ambulatório, sanitários e rouparia. O átrio existente será alvo de uma revitalização, com belíssimo paisagismo criando um pequeno boulevard. Será um espaço para leitura e convivência, integrado às lojas que comercializarão artesanatos regionais, itens produzidos na fazenda e artigos de conveniência para hóspedes. Também nesse boulevard os hóspedes desfrutarão de um agradável coffee point, servindo um gostoso café para acompanhar uma boa leitura ou uma boa conversa ao longo do dia.
A Capela existente será restaurada e renovada, disponibilizando aos hóspedes e frequentadores do Hotel Fazenda um espaço sagrado que convida a momentos de meditação e interiorização.
Saindo da administração e atravessando o caminho existente encontra-se a construção que hoje abriga a cantina. Essa construção será totalmente reformada e receberá as novas instalações do Restaurante e suas áreas de apoio. Nesse mesmo edifício teremos um estar social e bar-lounge, com pequena pista de dança, salas de jogos de tabuleiro, snooker e carteado.
Da varanda do edifício do Restaurante poderemos admirar a área do parque aquático, composto por duas piscinas para adultos, uma piscina redonda infantil e duas piscinas para jogos (biribol). As piscinas para adultos são em formas sinuosas e com pequenas ilhas com paisagismo, sombreando agradavelmente algumas áreas da água. Em uma das piscinas teremos um bar molhado.
Próximo à área das piscinas teremos dois edifícios de Apoio ao Lazer externo, com lanchonete para petiscos, sauna, sala de repouso e massagens, vestiários, sala de ginástica e salão de jogos (como pebolim, ping-pong, mini-golf, etc.). No entorno destes edifícios foram dispostas duas quadras poliesportivas e três quadras de tênis.
Em frente às piscinas está localizado o grande Quiosque de Eventos, projetado para ser uma área de múltiplas atividades, podendo abrigar festas e jantares temáticos, jogos de salão, bailes e shows artísticos.
Ao lado do edifício Sede está localizada uma construção de dois andares, com 24 suítes espaçosas, com banheiro e terraço privativos. Em outra área foram implantados 20 chalés dispostos dois a dois, contendo sala de estar, dois dormitórios, banheiro completo e copa para apoio, além de varanda exclusiva. A construção de unidades geminadas gera conforto e economia construtiva, sem perda da intimidade de cada unidade.
Ao final do caminho que leva aos chalés, encontram-se duas unidades exclusivas, destinadas a casais em lua-de-mel e hóspedes VIPs, onde teremos espaçoso dormitório com estar e lareira, varanda, banheiro completo e integrado a um pátio descoberto e murado com spa/hidromassagem e um tratamento paisagístico que permitirá a esse espaço uma comunhão com a natureza , sempre priorizando a privacidade dos hóspedes.
Na chegada a toda essa área que abrigará o complexo do Hotel Fazenda está projetado um edifício destinado a Convenções, disponibilizando espaços moduláveis com tecnologia e conforto. Este espaço poderá ser utilizado como complemento ao lazer, podendo ser transformado em cinema ou local para festas e espetáculos.
Ao fundo da Sede será construído um edifício para apoio e serviços (lavanderia, alojamento de funcionários, áreas de serviço e depósitos gerais), bem como local para infra estrutura e geradores.
Uma área de aproximadamente 3.500 m2 está sendo reservada à construção da nova Casa Grande da Fazenda, destinada ao uso privativo do proprietário.
Próximo à nova Casa Grande, teremos jardim-pomar, onde os hóspedes poderá passear e degustar as frutas da época diretamente do pé. A horta ficará localizada próximo ao bloco de serviços. Ambos abastecerão o restaurante do Hotel.
A maravilhosa mata nativa existente será preservada e apreciada através de caminhadas por trilhas contemplativas abertas em seu interior e por esportes como arvorismo, tirolesa, etc., proporcionando a integração dos hóspedes à natureza sem perda de biodiversidade.
Também está no vasto programa deste complexo turístico um heliponto, que permitirá o acesso confortável e rápido a usuários que prefiram utilizar essa facilidade.
Este projeto foi desenvolvido em parceria com os arquitetos Telma Santini e Cezário Apolinário.