Implantado em um terreno de geometria retangular e topografia levemente em aclive, o projeto do Residencial de Viana explora o potencial construtivo do lote, visando uma implantação que proporcione a convivência, lazer, esportes e o bem-estar de seus moradores.
Dois tipos de apartamentos foram projetados para o empreendimento em questão, atendendo às necessidades e programas pré-estabelecidos e aos perfis de usuários e moradores que formarão a nova comunidade que desfrutará dos privilégios deste conceito de moradia.
Uma unidade, com área útil aproximada de 87 m2, atenderá às famílias mais numerosas, tendo uma confortável sala em L para dois ambientes, estar e jantar com um terraço que dará amplitude a esse ambiente, cozinha, área de serviço e um terraço técnico para instalação de ar-condicionado, 3 dormitórios confortáveis, um banheiro completo e um pequeno armário rouparia na circulação.
A unidade menor, com área útil aproximada de 70 m2, atenderá às famílias menos numerosas, e terá a mesma distribuição do apartamento maior, porém com 2 dormitórios. Todo o conforto e padrão existentes no apartamento de 3 dormitórios será oferecido nesta unidade, apesar de ter área projetada de forma mais compacta.
As construções serão compostas de um pavimento térreo, que terá um estar social de acesso, e mais três pavimentos tipo, sendo cada andar tipo servido por um hall amplo e uma confortável escada dotada de iluminação e ventilação natural. No topo de cada edifício, sob o telhado projetado, teremos um reservatório de água com capacidade para abastecer cada unidade com reserva estimada de três dias, proporcionando dessa forma água necessária ao conforto de cada unidade.
Caso necessário, poderão ser projetadas torres de reserva e armazenamento de água, distribuídas estrategicamente de forma a atender todo o empreendimento, bem como cisternas subterrâneas para reserva adicional de água oriunda da captação de águas pluviais, que poderão ser aproveitadas para regas, lavagens externas ou mesmo acionamento de descargas sanitárias.
O Empreendimento contará com 10 edifícios com apartamentos de 3 dormitórios dispostos na região frontal do lote, sendo 8 edifícios implantados harmoniosamente em torno de uma agradável praça, com mais 2 edifícios logo após a área destinada ao esporte e lazer, totalizando 160 unidades.
Os 6 edifícios de 2 dormitórios serão implantados juntamente com os edifícios de 3 dormitórios citados acima, e também dispostos em volta de uma praça, perfazendo estes 6 edifícios um total de 96 unidades.
Teremos 256 unidades no total que, divididas em duas distintas praças, terão no centro a área de lazer e esportes, onde estão projetadas duas quadras poliesportivas e playground infantil. Pergolados com bancos para descanso foram dispostos em torno deste lazer, possibilitando o sombreamento que fornece o frescor para a pausa das atividades ou mesmo leitura e um bom bate papo nos fins de tarde.
Uma portaria para controle, segurança e privacidade dos moradores foi projetada e abrigará uma pequena administração do empreendimento, estando localizada na divisa frontal do lote, guarnecida por áreas técnicas necessárias ao bom funcionamento do residencial (tais como depósito de lixo, depósitos de materiais de limpeza, sanitários para funcionários, etc.).
Contornando os edifícios, formando um anel externo, temos uma rua para circulação interna de veículos, onde estão dispostas as vagas descobertas para estacionamento, sendo uma vaga por unidade, totalizando também 256 vagas. Vagas extras, destinadas a visitantes, foram localizadas no recuo frontal e tem acesso direto pela rua pública externa ao empreendimento, estando situadas nas laterais da portaria.
Três estações de geração de energia se encontram dispostas estrategicamente ao longo das divisas do lote, permitindo a continuidade no fornecimento de energia elétrica a todas as unidades em situações de falta de fornecimento.
Todo o empreendimento receberá o tratamento paisagístico, o que fará do entorno das edificações agradáveis jardins, onde a convivência social será favorecida.
Este projeto foi feito em parceria com os arquitetos Telma Santini e Cezário Apolinário.