Residência Malanje

Malanje - Angola

Um extenso programa voltado para a convivência social norteou o desenvolvimento do projeto, desenvolvido em parceria com a arquiteta Telma Santini.

Disposta em três pavimentos (cave inferior, térreo e superior), em forma de um largo “U”, a residência, com um total de aproximadamente 1.020 m2 de área construída, tem em seu acesso principal um agradável hall de entrada com pé-direito duplo. Amplas varandas integram todas as áreas sociais e possibilitam o pleno desfrutar de reuniões, sejam elas íntimas ou numerosas.  Estas áreas envolvem o lazer externo, congregando diversão, relax e saúde de forma integrada.

No centro da edificação, a presença ade área verde com agradável paisagismo traz a sensação refrescante e harmoniza as áreas adjacentes, tanto no pavimento térreo quanto nas áreas íntimas.

Três escadas, dispostas em posições estratégicas, setorizam os acessos social, íntimo e de hóspedes, gerando privacidade e independência em seu uso.

Cômodos espaçosos e bem distribuídos possibilitam a priorização das áreas construídas nos ambientes para maior conforto, evitando o desperdício com extensas áreas de circulação.

A capela foi disposta quase como um anexo, mas ainda integrada à casa. A varanda coberta proporciona uma ante-câmara que isola o espaço sagrado da agitação do lazer, e tem suas aberturas, em delicados vitrais geométricos, voltados para o jardim do fundo, longe de todo o borburinho das brincadeiras.

O salão de jogos tem sua área acrescida por espaço lateral descoberto, onde jogos (como ping-pong) poderão ser disputados ao ar livre.

O estilo contemporâneo, com um agradável jogo de telhados, a fachada volumosa e suas cores suaves proporcionam um efeito aconchegante, a ser acrescido à imponência, marcando a presença pela harmonia de suas formas.