Padaria

Luanda - Angola

O terreno apresentado para implantação do projeto, com 778 m2 de área, tem localização extremamente favorável para um edifício comercial por situar-se em uma esquina com tendência a um grande movimento de público, valorizando desta forma toda a imponência e arrojo do edifício, que será visualizado de ambas as ruas que o contornam.  Com isso, cuidamos no projeto que essa questão fosse explorada da melhor forma possível, tornando o edifício exposto em quase toda a sua extensão, com grandes panos de vidro que permitem a visualização do espaço interno, convidando o cliente a desfrutar das delícias que serão produzidas pela casa.

Adotamos um recuo frontal para ambas as ruas, desta forma acomodamos 17 vagas para automóveis, facilitando o acesso dos clientes usuários.

A edificação foi projetada em três pavimentos, sendo os dois primeiros com acesso ao público e um terceiro de acesso restrito apenas a funcionários e pessoa de manutenção de equipamentos. Este terceiro pavimento estará situado na parte do fundo do edifício, evitando sua fácil visualização da rua.

Nas fachadas principais adotamos uma leve marquise em alumínio na cor bronze e cobertura em material translúcido, protegendo desta forma pedestres em dias de chuva, sem reduzir a iluminação natural.  O trecho de jardim junto à esquina receberá  tratamento paisagístico que irá valorizar e humanizar a edificação. Se necessário, poderá ser instalado, neste local, um totem de identificação do ponto comercial.

Um grande portal, com pé-direito duplo, foi projetado para marcar o acesso à loja, revestido externamente com folha de cobre – um material nobre, que é imediatamente associado à alimentação de qualidade – ajudando a conferir personalidade e charme ao empreendimento.

No pavimento térreo, logo na entrada, estão dispostas as caixas registradoras e o controle de acesso dos clientes. Um extenso balcão está disposto nos fundos da loja. Na sequência, temos o café e o espaço para lanches, podendo o cliente ser atendido de forma rápida no balcão ou em mesas. Do lado oposto, em área com pé-direito duplo, estão os expositores para venda de produtos variados, sanitários e escada de acesso ao mezanino do pavimento superior, onde se localiza o Pizza-Bar.

O Pizza-Bar é um salão amplo e confortável: dispõe de 39 mesas para 4 pessoas, que circundam uma área para a confecção de pizzas.  Através de grandes vidros temperados o cliente visualiza o balcão de preparo das pizzas.

Toda a decoração da loja e do Pizza-Bar será desenvolvida em um estilo rústico-chique, com materiais nobres como a madeira, granitos e o toque de sofisticação e estilo com arremates e detalhes em cobre.

Em uma área reservada no segundo pavimento, estão os locais para confecção de pães, bolos e doces, e uma moderna cozinha que também atenderá preparos iniciais ao Pizza-Bar.  Essa área é servida por um elevador para cargas e também um pequeno monta-cargas para a descida de produtos já produzidos e/ou assados.

Áreas para um pequeno escritório administrativo, vestiários e refeitório para funcionários, acessados diretamente pela entrada de serviços e através de escada interna, evitando a circulação de funcionários pela área da loja, também estão previstas no segundo pavimento.

Junto ao acesso de serviço, no pavimento térreo, localizam-se abrigo de gás, depósito de lixo e depósitos para materiais volumosos, como farinhas.

Este projeto foi desenvolvido em parceria com os arquitetos Telma Santini e Cezário Apolinário.