Igreja
Angola
No projeto, executado em parceria com os arquitetos Telma Santini e Cezário Apolinário, optamos por um sistema construtivo que julgamos adequado à imponência interna da grande nave, e que, por outro lado, será de extrema praticidade e rapidez de execução. Esse sistema construtivo baseia-se em grandes pórticos de madeira laminada, vencendo vãos totalmente livres com 25 metros de largura, que se apoiam no solo em bases de concreto armado. A forma triangular dos pórticos de madeira proporcionou um pé-direito bastante alto e com grandes panos de telhado, onde utilizaremos uma cobertura em folhas de cobre com acabamento em pátina – material nobre, leve, de fácil aplicação – associado a isolamento térmico. Nas laterais da grande cobertura, a uma altura intermediária, foram dispostas doze mansardas, que trarão luz natural através de vitrais coloridos.
A fachada, em linhas retas e modernas, mantém um padrão clássico para a harmonia das formas, onde o volume frontal foi destacado da parede de fundo da grande nave, possibilitando portas laterais para acesso habitual dos fiéis. A grande face formada nesse volume frontal saliente será revestida em mármore branco polido, e receberá uma cruz em baixo relevo em tom azul ultra-marinho, tendo iluminação no seu baixo relevo para visualização noturna. Coroando este volume, temos o campanário com 3 majestosos e sonoros sinos de bronze. Uma grande porta, levemente recuada, emoldurada por planos inclinados revestidos de mármore, abre-se para o interior da nave em dias de cerimônias especiais.
Internamente, este volume frontal proporciona uma ante-câmara para o acesso à grande nave. Sobre esta ante-câmara e voltado para a grande nave encontra-se o espaço para o coro, com acesso por escada protegida e discretamente colocada no fundo da nave.
A parede curva do fundo do altar, a meia altura, revestida em mármore branco polido, convida os fiéis a uma elevação a Deus. Uma grande cruz em baixo relevo, também em azul ultra-marinho com iluminação, e um vitral em forma circular ornamentam essa parede, que tem parte do seu revestimento em lambril de madeira, dando um toque aconchegante.
Por duas portas discretamente localizadas atrás da parede curva do altar se tem acesso às áreas de apoio da Igreja, como sacristia e administração.